Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de começar a pensar na decoração dos ambientes. A cozinha é um dos principais cômodos e há um bom tempo se tornou um ambiente social. No entanto, é fato que os imóveis estão cada vez menores, sendo necessário encontrar soluções criativas para otimizar o espaço, sem deixar de lado o conforto e bem-estar no dia a dia. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para te ajudar a montar uma cozinha pequena com 9 dicas infalíveis. Vamos lá?
Como falamos, os espaços estão cada vez menores em casas e apartamentos. Nesse sentido, é comum que boa parte dos imóveis já sejam planejados para comportar uma cozinha americana, ou seja, integrada com a sala de estar. Dessa forma, você garante sensação de amplitude, visto que uma ou duas paredes já deixam de existir. Além disso, incluir uma ilha central ajuda bastante no dia a dia, servindo como mesa, além de abrigar um cooktop e armário na parte de baixo.
Outra boa dica é verticalizar a sua cozinha, ou seja, aproveitar os espaços disponíveis nas paredes. Aqui, você pode colocar sua criatividade para funcionar, incluindo organizadores suspensos, que são extremamente versáteis e podem armazenar louças e utensílios variados. Além disso, as prateleiras são incríveis, ajudando a organizar temperos, panelas e eletrodomésticos, além de dar um charme a mais para o ambiente. Inclusive, incluir plantas na cozinha é uma boa opção de decoração.
Os móveis planejados são o melhor investimento que você pode fazer em sua cozinha pequena. Afinal, eles são projetados por um profissional experiente para aproveitar todos os centímetros disponíveis no ambiente. Com isso, você não perde nenhuma medida e garante um móvel totalmente personalizado, ou seja, que irá atender às suas necessidades, demandas do dia a dia e preferências e estéticas. Além disso, eles ainda valorizam o imóvel, caso queira vendê-lo no futuro.
Por mais que eletrodomésticos e móveis sejam importantes em uma cozinha, é ideal que o conteúdo dentro deles também esteja organizado, a fim de otimizar o local. Além de optar por fazer compras semanais, em vez de uma grande no mês, uma boa dica é que você dê uma revisada no armário e geladeira de tempos em tempos. Com isso, você consegue eliminar itens que não utiliza e/ou não deveriam estar na cozinha.
As cores claras são as mais recomendadas para espaços pequenos, pois ajudam na sensação de amplitude. Ou seja, deixam o ambiente maior do que ele realmente é. Nesse sentido, prefira cores como branco, cinza, bege e tons claros em geral para a maior parte da cozinha. Já nos detalhes, como em objetos decorativos e utensílios, cores mais chamativas darão alegria ao espaço.
É importante ter um planejamento para garantir móveis compatíveis com sua cozinha. Isso porque, ambientes menores pedem por algumas características específicas, a fim de garantir seu conforto e praticidade. Obviamente, itens como fogão e geladeira são essenciais, mas você também pode optar por um cooktop e um forninho elétrico, em vez do fogão tradicional. Além disso, antes de comprar microondas, fritadeira elétrica e outros eletrodomésticos, confirme se há espaço para todos eles.
O estilo minimalista é o mais indicado para ambientes pequenos, mas isso não significa que precisa ser sem graça, pelo contrário. Prefira deixar o visual mais clean, mantendo nas bancadas somente o que será necessário no dia a dia. Isso irá trazer mais praticidade e funcionalidade para sua rotina. Além disso, itens decorativos devem ser pontuais, como um quadro, uma planta ou algum item de uso diário, como a própria fruteira.
Por mais que incluir elementos decorativos seja um desejo comum, nossa dica é que você priorize a praticidade. Afinal, no dia a dia você não vai querer ficar organizando tudo nos mínimos detalhes para manter a beleza, certo? Quanto mais prática for a decoração, mais fácil será sua rotina, permitindo que você tenha mais tempo para se ocupar com outras atividades.
Por fim, a iluminação natural é primordial para ambientes pequenos, sendo indicado manter as janelas sempre arejadas e com cortinas leves. Além disso, aposte em uma iluminação artificial funcional e estratégica, com pontos espalhados pela cozinha, a fim de garantir sensação de amplitude, além de conseguir visualizar melhor os alimentos e pratos que estão sendo preparados.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de montar sua cozinha pequena com muito mais facilidade. Mas, lembre-se que para isso é primordial ter um bom planejamento, assim como contar com profissionais especializados. Dessa forma, irá garantir um ambiente prático, bonito e sofisticado.
Rota do Sol. Sua imobiliária em Itapema!