A chegada de um filho é um grande momento na vida dos pais. Mas, além de todo o amor que estão sentindo, existem diversos detalhes que precisam de atenção até o nascimento do pequeno. Inclusive, muitos até mesmo preferem investir em apartamentos baratos com a imobiliária para poder ter um caixa maior para estruturar o imóvel da melhor maneira.
Sendo assim, além de escolher o tema do quarto, pintura, comprar roupinhas, fraldas e fazer as preparações para o parto e pós-parto, um item primordial é o berço da criança. Por mais que pareça simples, é necessário fazer algumas pesquisas e entender como tudo funciona antes de fechar a compra.
Portanto, se você está perdido com a escolha do móvel, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja nossas dicas de como escolher o berço do quarto do bebê.
O primeiro passo para escolher o berço ideal é analisar o tipo de material usado na fabricação. No mercado, você vai encontrar várias opções, como os feitos em palha trançada. Contudo, dependendo do estilo, os espaços vazados podem facilitar que a criança se machuque ao colocar o dedinho.
Sendo assim, os modelos de MDF podem ser os mais interessantes e ideal para quem quer economizar. Afinal, não é um móvel para toda a vida e o bebê é muito leve. Contudo, é importante que ele não seja fraco ou que passe a sensação de ser descartável.
Portanto, prefira modelos práticos, seguros e fáceis de limpar.
Outra questão é o tamanho do berço, sendo que não existe um padrão. O modelo americano, por exemplo, tem 1,3 de comprimento por 70 cm de largura, lembrando que esse tamanho se refere à parte interna do móvel. Ou seja, com a grade e outros detalhes, pode ter 1,50 x 80 cm.
Já o berço nacional é um pouco menor, com 1,30 x 60 cm, sendo indicado para ambientes pequenos. Mas, devemos lembrar que o modelo americano é o mais comum.
Antes de sair às compras, é interessante tirar todas as medidas do quarto do bebê. É fundamental que o ambiente seja bem arejado, com iluminação natural, funcional e que permita a circulação.
Sendo assim, uma boa dica é fazer uma planta baixa e desenhar o local que pretende colocar o berço, considerando o tamanho do modelo. Além disso, desenhar no chão com fita crepe pode te ajudar a visualizar e ter mais noção do espaço para os outros móveis.
Mas, não se esqueça que o berço não pode ficar perto da janela e objetos pendurados, a fim de garantir o conforto térmico e segurança do bebê.
Existem vários berços disponíveis no mercado, sendo que alguns bem com trocador e gavetas acopladas e outros podem virar uma mini cama. Portanto, pense no que será funcional para sua rotina, a fim de garantir um modelo prático e que também possa ser usado no futuro.
Devemos ressaltar que a largura das grades e do estrado não pode ultrapassar 2,5 cm, a altura precisa ser superior a 60 cm e o vão entre as grades deve ser menos que 6,5 cm. Além disso, pesquise a reputação do fabricante e se tem a possibilidade de testar o berço antes de comprar, avaliando itens como baixar e levantar a grade, sustentação, estabilidade, materiais e quinas arredondadas.
Existem diferentes modelos de berço de bebê. O berço portátil é ideal para promover maior praticidade no dia a dia, principalmente para quem costuma viajar ou deixa o pequeno dormindo em outros ambientes, como na casa dos avós, sendo fácil de transportar e montar.
Já o berço que vira cama é ideal para pais que querem economizar, pois pode ser usado no futuro como a cama da criança, quando estiver mais velha.
Por outro lado, o berço de rodinhas facilita na hora de limpar o quarto, pois permite movimentar o berço de forma simples.
Por fim, mas não menos importante, tanto os berços importados quanto os nacionais devem seguir os requisitos do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Sendo assim, na hora de escolher o berço, cheque se ele possui o manual de instalação com as instruções corretas e se conta o selo de certificação do Inmetro. Essa é uma das melhores formas para garantir a qualidade da peça.
Então, agora que você sabe como escolher o berço do quarto do bebê e o que analisar nesse processo, já pode colocar nossas dicas em prática e sair às compras. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento, assim como contar com a opinião de especialistas. Dessa forma, fará uma compra totalmente adequada e segura para seu pequeno, tornando sua rotina mais prática e simples.
Rota do Sol. Sua imobiliária em Itapema!