O preparo de refeições é muito importante no dia a dia das pessoas. No entanto, é fato que essa tarefa pode causar certos incômodos, como o cheiro pela casa e sujeira espalhados pelo vapor e gordura. Inclusive, esses dois elementos podem até mesmo impregnar nos móveis, eletrodomésticos e outras peças, prejudicando não apenas a aparência, mas também comprometendo sua durabilidade.
Sendo assim, adquirir uma coifa é ideal para manter a cozinha mais limpa e organizada. Inclusive, muitos apartamentos baratos já contam com esse utensílio doméstico e tornam a vida dos moradores muito mais simples.
No entanto, é necessário fazer um bom investimento e, por isso, muitas pessoas ficam em dúvida se realmente vale a pena. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar as vantagens da coifa e se vale a pena ter uma. Vamos lá?
Como a coifa funciona?
A coifa é um aparelho eletrodoméstico, que geralmente fica logo acima do fogão, com o objetivo de sugar o ar do ambiente, eliminando toda a fumaça, gordura e mau cheiro que estiverem presentes no local.
Sendo assim, o ar é filtrado e expelido da cozinha por meio de dutos, que podem ser instalados no teto, no forro ou em uma parede que dê acesso ao lado externo da propriedade.
Como consequência, você terá um ambiente muito mais limpo, fresco e agradável.
Vale ressaltar ainda que a coifa não é a mesma coisa que depurador e exaustor. Esse aparelho é mais potente que os demais, além de ser prático para limpar e com grande variedade de modelos. Mas, para obter esses benefícios, é necessário pagar um pouco mais.
Quais são os tipos de coifa?
É importante ressaltar que antes de sair às compras, você precisa conhecer os diferentes tipos de coifas. Isso porque, cada um é indicado para um estilo de ambiente.
Por exemplo, a coifa de parede é o modelo mais tradicional e usado nos imóveis. Como o próprio nome sugere, ela é instalada na parede acima do fogão ou cooktop. Já a coifa de ilha é indicada para cozinhas com uma ilha com fogão ou Cooktop no centro do cômodo. Lembre-se ainda que ela deve ser instalada no teto. Sendo assim, é importante analisar se a estrutura irá suportar o peso antes de fechar a compra.
Outro ponto importante é que independente do modelo que comprar, é necessário atentar-se para a distância mínima e máxima recomendada entre o fogão e coifa. Caso contrário, ela pode não funcionar direito e de forma eficiente.
Quais as vantagens de ter coifa?
A coifa é um eletrodoméstico com diversos modelos disponíveis no mercado, que se encaixam em diferentes estilos e tipos de imóvel. Sendo assim, confira abaixo as principais vantagens de ter uma em sua casa ou apartamento:
Sem uma coifa em casa, é comum surgir algumas manjas nos azulejos e rejuntes. Afinal, há maior acumulo de gordura e sujeira, que vão se instalando nas superfícies ao longo do tempo.
Então, como a função da coifa é justamente absorver e filtrar a gordura, você não precisará mais se preocupar com isso, tornando a limpeza muito mais prática e rápida no dia a dia.
Outro ponto importante é que por filtrar o ar do ambiente, eliminando odores, fumaça e prevenindo o acúmulo de gordura, as coifas contribuem para a conservação dos móveis e eletrodomésticos. Afinal, você evita os danos causados pelo vapor e prolonga a vida útil dos utensílios.
Como falamos, dentre os aparelhos com funções parecidas, a coifa é a que possui melhor desempenho. Isso porque, possui um poder de captação do ar muito superior. Sendo assim, é capaz de eliminar uma porcentagem bem maior de gordura e odores, contribuindo para seu bem-estar enquanto cozinha.
Não podemos deixar de citar também que a coifa não exige grandes cuidados com manutenção, visto que não possui filtros que precisem ser limpos periodicamente. Contudo, vale lembrar que para evitar problemas como entupimento e mau desempenho, é necessário fazer uma limpeza com certa frequência, mas que é bastante simples.
Por fim, mas não menos importante, além de garantir a funcionalidade e eficiência, as coifas também contribuem com a estética da cozinha. Afinal, garante um toque mais elegante e sofística ado ao espaço, visto que possui um design moderno e com uma pegada industrial, mas sem pesar a decoração.
Vale a pena ter coifa na cozinha?
Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, vale a pena ter coifa na cozinha. Afinal, oferece diversos benefícios no dia a dia para pessoas que costumam cozinhar. Por outro lado, se você não utiliza a cozinha de casa com frequência, comendo fora ou pedindo para entregar em casa, pode ser que esse utensílio não seja prioridade no momento.
Rota do Sol. Sua imobiliária em Itapema!