Encontrar uma imobiliária para investir em imóveis é algo muito comum no Brasil, visto que é uma forma segura de aplicar o dinheiro e ter bons retornos financeiros. Inclusive, o mercado imobiliário pode ser muito lucrativo e oferece diversas possibilidades para seus investidores, permitindo alugar e vender as propriedades, além de escolher entre imóveis comerciais e residenciais.
No entanto, ainda que seja muito difundido, é comum surgir algumas dúvidas sobre o assunto. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar como funciona o investimento imobiliário e quais são as vantagens.
Como falamos, existem diferentes tipos de investimentos nesse mercado, sendo que os principais são a venda e aluguel de imóveis. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para que realmente sejam rentáveis no futuro. Nesse sentido, contar com a ajuda de uma imobiliária é primordial. Afinal, os profissionais especializados no assunto poderão realizar as melhores orientações sobre o setor e garantir uma escolha mais assertiva.
O primeiro passo é definir se deseja comprar a propriedade para vendê-la no futuro por um valor mais alto ou se prefere disponibilizá-la para locação. Mas, independente de qual seja sua escolha, é primordial considerar seu orçamento e quanto deseja lucrar com essa operação. Com isso, poderá entender se o investimento realmente vale a pena.
Depois disso, é hora de analisar as características do imóvel em si. Portanto, confira abaixo o que observar antes de começar a investir em imóveis:
Em boa parte dos casos, comprar um apartamento na planta é mais barato do que adquirir uma casa ou apartamento prontos. Entretanto, é importante considerar que podem haver atrasos, fazendo com que o retorno sobre o investimento seja mais lento. Já para quem quer comprar um imóvel pronto, irá encontrar um espaço completo e com todos os acabamentos. Mas, deverá fazer uma vistoria minuciosa para detectar possíveis problemas. Ambos são vantajosos e você deve escolher aquele que mais atende seu perfil e orçamento.
Outro ponto importante a ser analisado é a localização da propriedade, visto que seu valor não está ligado somente ao tamanho e quantidade de cômodos. Afinal, a região pode oferecer muitas facilidades no dia a dia, além de qualidade de vida e conforto, ou ainda ser um bairro mais perigoso e sem perspectivas de valorização. Esses itens impactam o preço do imóvel e precisam ser analisados com cuidado antes de fechar a compra.
Por fim, é fato que os investidores de imóveis querem que eles gerem lucro, certo? Sendo assim, é fundamental investir em propriedades que ofereçam conforto, facilidades e segurança. Com isso, você poderá cobrar um valor mais alto de aluguel ou ter um bom lucro com a venda do imóvel. Principalmente com a pandemia do COVID-19, as pessoas começaram a valorizar ainda mais o bem-estar e qualidade de vida.
Depois de entender como funciona o investimento imobiliário, é hora de conhecer um pouco mais sobre as vantagens dessa modalidade. Confira abaixo quais são as principais:
Investir em imóveis é uma alternativa muito segura, visto que o valor da propriedade não é influenciado de forma direta pelas oscilações do mercado financeiro, como acontece com ações, por exemplo. Além disso, propriedades privadas não podem ser congeladas pelo governo, algo que aconteceu com a poupança na história recente do Brasil. Da mesma forma, esse investimento está imune à quebra dos bancos, ou seja, você não irá depender de uma instituição para ter acesso ao seu patrimônio.
Não podemos deixar de ressaltar que a tendência é que o valor dos imóveis aumente com o passar do tempo, principalmente quando localizados em regiões com bom potencial de valorização. Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada, a valorização dos imóveis entre 2009 e 2019 foi de 9,4% ao ano. Esse é um número excelente quando comparado com outros tipos de investimentos, ao mesmo tempo que é bastante seguro.
Vale lembrar ainda que o valor dos alugueis é reajustado todos os anos de acordo com a inflação do período. Por outro lado, outros investimentos, como a tradicional poupança, por exemplo, renderam menos que a inflação nos últimos anos.
Por fim, o investimento imobiliário ainda permite a diversificação de sua carteira de investimentos. Isso é primordial para quem quer um equilíbrio entre segurança e bons rendimentos e o investimento em imóveis traz a estabilidade, sem deixar de lado os retornos financeiros.
Então, agora que você sabe como funciona o investimento imobiliário e quais as vantagens dessa alternativa, já sabe que é uma opção muito interessante, tanto se quiser construir o patrimônio quanto mantê-lo seguro. Mas, é importante contar com a ajuda de uma imobiliária especializada, pois assim terá orientações adequadas de acordo com seu perfil, orçamento e necessidades.
Rota do Sol. Sua imobiliária em Itapema!