Hoje em dia é comum que as pessoas adquiram apartamentos baratos na imobiliária, visto que ao mesmo tempo que cabem no orçamento, também atendem às necessidades dos moradores. Contudo, com a popularização de aplicativos, muitos deixaram de ter carro, fazendo com que a vaga da garagem fique sem usar. Como consequência, é normal que os condôminos queiram disponibilizá-la para aluguel para outros moradores.
Contudo, por mais que acreditem que a garagem faz parte do apartamento e possa ser usada como quiser, na verdade existem algumas regras que precisam ser seguidas. Portanto, se esse é o seu caso, continue acompanhando o post de hoje até o fim e saiba se você realmente pode alugar sua vaga de garagem.
Como funciona o aluguel de garagem?
O que boa parte das pessoas não sabem é que, geralmente, as vagas são propriedade coletiva de uso privativo, ou seja, elas fazem parte da área comum, mas com direito de uso exclusivo. Sendo assim, ninguém pode dizer que é dono da garagem, mas sim que tem direito de usar o espaço dentro das normas internas de cada condomínio. Portanto, segundo a lei, é proibido comercializar o espaço por conta própria.
Então, para poder alugar sua vaga de garagem que não utiliza e fazer uma renda extra, é preciso obter o aval de, pelo menos, dois terços em uma reunião de assembleia. Somente assim, depois de aprovado pelo regimento interno ou convenção, é que a negociação da vaga pode acontecer.
Por quanto posso alugar minha vaga na garagem?
Se for autorizado a disponibilizar sua vaga de garagem para aluguel, é hora de pensar no valor que irá cobrar. É importante deixar claro que não existem regras ou leis que determinem o peço de venda ou locação de uma vaga de garagem no condomínio. Inclusive, isso depende muito, podendo variar desde o equivalente à taxa condominial ordinária até a proporcionalidade de meia taxa, 25% da taxa ou ainda valores baseados em percentuais de salários mínimos. Ou seja, tudo irá depender do padrão do empreendimento, localização, quantidade de vagas disponíveis, além da leia da oferta e procura, é claro.
Não podemos deixar de falar também que não é recomendado fazer nenhum tipo de benfeitoria nas vagas sem informar e receber a autorização do corpo diretivo do condomínio e, dependendo do caso, até mesmo da assembleia. Ou seja, se quiser construir um telhado para que o carro não fique exposto ao tempo, isso não pode ser feito sem anuência da assembleia respectiva.
Outro ponto importante quando falamos sobre vagas na garagem é a importância de tomar cuidado na hora de entrar e sair com o veículo para não bater nos outros carros e colunas, sempre preservando o patrimônio alheio. Da mesma forma, é primordial respeitar o limite de velocidade do trânsito dentro do condomínio e garagens, que fica em torno de 5 km por hora.
Uma boa dica de especialistas é estacionar de ré, pois quando for sair terá uma visão melhor do que está na frente, como crianças, idosos, animais ou até mesmo outro carro.
Quais as vantagens de alugar sua garagem?
Devemos lembrar que boa parte dos condomínios permitem o aluguel ou venda da garagem, o que promove vantagens para todos os envolvidos. Para você, será uma boa maneira de fazer uma renda extra no final do mês, seja para pagar uma parte do condomínio ou até mesmo investir. Afinal, se você não utiliza esse espaço no dia a dia, essa possibilidade pode ser bastante interessante.
Além disso, se o condomínio aceitar essa condição sem nenhum problema, não tem porquê você continuar com esse espaço vazio e inutilizado, sendo que ele pode se tornar um dinheiro todos os meses, não é mesmo?
Como alugar sua vaga de garagem?
Depois de aprovado o aluguel de sua garagem, você pode alugar sua vaga para outro condômino ou até mesmo para terceiros, desde que isso esteja claro na convenção. Mas, além disso, é importante que você crie um contrato que contenha as seguintes informações:
É muito importante que o contrato seja feito para garantir a segurança e proteção de todos os envolvidos. Caso contrário, as chances de problemas e dores de cabeça serão maiores.
Então, agora que você finalizou o post, já sabe como disponibilizar sua garagem para locação. Lembre-se que a aprovação do condomínio é primordial, pois caso decida fazer a negociação por conta própria, pode ter vários problemas com a administração e outros moradores. Além disso, não se esqueça de elaborar um contrato com a pessoa que pretende alugar sua vaga, a fim de garantir que tudo seja feito da maneira correta, evitando problemas desnecessários.
Rota do Sol. Sua imobiliária em Itapema!