A vantagem de comprar apartamentos baratos é poder investir na decoração dos ambientes sem medo. Afinal, é fato que é isso que transmite a personalidade dos moradores, personalizando todos os espaços com um toque bastante pessoal e aconchegante. Nesse sentido, a cozinha é o coração de muitas residências e merece atenção especial, a fim de obter um espaço bonito e prático no dia a dia.
Portanto, com o conceito aberto em alta, um elemento fundamental é a bancada, que serve para dividir os ambientes, sem a necessidade de uma parede, ajudando a integrar os espaços de maneira harmônica. Contudo, para obter uma cozinha bonita e funcional com a ajuda da bancada, é primordial saber como escolher os materiais, estilo e tamanho. Mas, sabemos que essa não é uma tarefa tão simples. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas incríveis de como escolher a bancada da cozinha. Vamos lá?
Existem vários tipos de bancada de cozinha disponíveis no mercado e elas variam de acordo com o material. Confira abaixo, portanto, quais são os principais:
Granito
Essa é a pedra natural mais usada nas bancadas de cozinha, com preço acessível e bastante resistente. Além disso, conta com grande variedade de cores e padrões, se encaixando em diferentes estilos de decoração. Contudo, deve passar pelo processo de impermeabilização para não manchar.
Madeira
A madeira é perfeita para usar em cozinhas rústicas ou contemporâneas, contribuindo para a sensação de aconchego no espaço. Contudo, ela deve receber tratamento e contar com uma base protetora, visto que não é um material resistente à umidade ou calor.
Mármore
Outra pedra natural, o mármore é um material nobre e combina com diversos elementos da cozinha. Contudo, é uma pedra mais porosa, absorvendo líquidos e manchando com facilidade, além de ser sensível a riscos. Por isso, deve receber um tratamento antes da instalação.
Nanoglass
Esse é um material industrializado, composto por pó de vidro e resina. Com aparência homogênea branca e com brilho intenso, tem a superfície polida, sendo resistente a manchas e com baixa porosidade. Entretanto, não suporta altas temperaturas.
Cimento queimado
A bancada de cimento queimado vem ganhando cada vez mais destaque nos projetos de interiores, combinando com cozinhas industriais ou urbanas, principalmente com eletrodomésticos em inox. Contudo, também é necessário realizar o tratamento adequado no material para evitar danos devido ao contato com a água.
Porcelanato
Esse material não é poroso e, por isso, tem menos chances de manchar. Além disso, é fácil de limpar e possui uma grande variedade de opções de cores e padrões, até mesmo modelos que imitam mármore, granito, madeira, etc.
Corian
Das pedras naturais, essa é a mais resistente, sendo muito difícil de manchar, riscar ou lascar. Além disso, é um material maleável, permitindo criar diferentes formados de bancada de cozinha. Entretanto, justamente por essas características, tem um preço mais elevado.
Silestone
Por fim, essa é uma pedra tecnológica, comporta de quartzo com resina de poliéster, com grande variedade de cores. É bastante resistente, mas exige cuidado com materiais quentes.
O tamanho da bancada também precisa ser considerado, sendo que ela deve ficar proporcionar ao ambiente, ou seja, nem muito grande e nem muito pequena. A altura média, incluindo o rodabase é de 90 cm, mas pode ser mais alta ou mais baixa, dependendo da estatura e perfil dos moradores.
Cada material possui suas características, exigindo mais ou menos manutenção ao longo do tempo. Sendo assim, se você cozinha com frequência, deve considerar materiais que sejam mais resistentes, duradouros e que não exijam tantos cuidados com manutenção, ou seja, que não manchem ou risquem com facilidade.
O material escolhido deve conversar com o estilo de decoração de sua cozinha. Além disso, cada um irá oferecer opções de cores e acabamentos distintos, que podem elevar o nível do ambiente. Por exemplo, uma cozinha moderna, combina mais com opções neutras, como quartzos, silestones, nanoglass, mármore e granito. Por outro lado, um ambiente rústico conversa melhor com madeira e cimento queimado.
Por fim, mas não menos importante, considere a praticidade no dia a dia. Afinal, principalmente quando falamos de cozinha, esse é um ponto fundamental. Devemos ressaltar que alguns materiais exigem cuidados com respingos, materiais quentes e até mesmo com a limpeza, sendo que outros são mais resistentes. Portanto, avalie o que você deseja para sua casa.
Então, agora que você conhece os principais tipos de bancada para cozinha e como escolher a melhor opção para seu novo lar, já pode colocar em prática nossas dicas e avaliar as opções disponíveis. Além disso, converse com um profissional especializado, a fim de garantir a escolha certa para suas necessidades, preferências e orçamento.
Rota do Sol. Sua imobiliária em Itapema!