Realizar o sonho da casa própria não é algo tão simples para boa parte dos brasileiros. Afinal, não é todo mundo que possui o valor integral para desembolsar no pagamento do imóvel à imobiliária. Por mais que você opte por apartamentos baratos, ainda sim, os valores costumam ser relativamente altos.
Nesse sentido, o financiamento vem para ajudar pessoas que querem comprar seu próprio imóvel, mas não têm ou não querem desembolsar o valor de uma única vez. No entanto, por mais que seja muito conhecido, não é todo mundo que entende como funciona o financiamento de imóvel. Então, pensando em te ajudar e tirar suas dúvidas, preparamos o post de hoje com tudo o que você precisa saber sobre financiamento imobiliário. Vamos lá?
O que é o financiamento imobiliário?
E resumo, esse é um modelo de empréstimo voltado exclusivamente para a compra de uma casa ou apartamento, seja novo ou usado, além de poder ser usado na construção e reforma de imóvel residencial, assim como de um espaço comercial, como sala ou galpão.
Ele é buscado por pessoas que não têm todo o montante para adquirir a propriedade ou não querem sacar o valor de suas aplicações. Sendo assim, elas recorrem a uma instituição financeira para obter o crédito e pagam o valor por meio de parcelas acrescidas de juros e correção monetária.
Vale lembrar que o financiamento imobiliário é o tipo com as taxas mais baixas do mercado e conta com um prazo longo para quitação, que pode chegar até 35 anos. Além disso, é possível encontrar opções de crédito que cobrem até 90% do calor necessário para adquirir a propriedade.
Ou seja, não existe nenhum lugar em que é possível financiar 100% do valor, sendo necessário dar uma entrada à vista de, pelo menos, 10% dependendo da instituição financeira contratada.
Como funciona o financiamento de imóvel?
Agora que você entendeu melhor o que é o financiamento imobiliário, é hora de conhecer as etapas do processo. É importante deixar claro que cada instituição possui suas próprias regras e forma de avaliar o perfil do solicitante. O que vamos passar aqui é um panorama geral para que você tenha um pouco mais de noção sobre o assunto:
O primeiro passo é fazer as simulações on-line em diferentes bancos para ter noção de quais serão as taxas e valores necessários para dar entrada no processo de financiamento. Lembre-se de considerar que o valor da parcela não pode exceder 30% da renda das pessoas que estarão no contrato.
Além disso, o nível de relacionamento do cliente com o banco também irá interferir na cota e taxa de juros do crédito imobiliário.
Também é importante escolher o imóvel ideal, que irá atender às necessidades dos futuros moradores, considerando a melhor localização, vizinhança, segurança e características da casa ou apartamento, como número de quartos, posição solar, etc.
Para agilizar o processo, é importante ter todos os documentos em mãos e atualizados. Os principais e mais pedidos pelas instituições financeiras são:
Nem sempre é fácil comprovar a renda no financiamento imobiliário, visto que o banco não pode aprovar um crédito com valor da prestação superior a 30% da renda. Sendo assim, aqui o banco irá analisar fatores como idade do comprador, renda, ocorre bancário, restrição ao crédito e relacionamento com o banco.
Caso você passe na análise de renda, o banco vai contratar uma empresa para realizar a vistoria do imóvel e verificar as condições da propriedade. Essa etapa serve para confirmar que a propriedade realmente vale o que está sendo cobrado.
Se tudo for aprovado, o banco reúne comprador e vendedor para realizar a assinatura do contrato. A partir disso, ele deve ser registrado no cartório de registro de imóveis competente e depois ser devolvido ao banco junto com a matrícula atualizada do imóvel.
Por fim, após comprovado o registro do imóvel, o valor do crédito é depositado na conta do vendedor em até 5 dias. Então, você já pode realizar a mudança para o novo lar e dar início ao pagamento das parcelas, que geralmente começa a partir de 30 dias da assinatura do contrato.
Então, agora que você sabe como funciona um financiamento de imóvel, já pode iniciar seu planejamento. Lembre-se de colocar na ponta do lápis todos os gastos, além de entender seus objetivos de vida. Dessa forma, saberá qual é a melhor solução e o que fazer para realizar o sonho da casa própria.
Rota do Sol. Sua imobiliária em Itapema!